Uma
pesquisa recém-publicada pela revista Neuroscience revela que a educação física
na escola influencia de maneira positiva o desempenho acadêmico dos alunos. Crianças
de 9 anos de idade foram submetidos a uma série de testes cognitivos com o
objetivo de avaliar a capacidade de atenção após vinte minutos de repouso. No
dia seguinte, as crianças passaram pelos mesmos testes após uma sessão de vinte
minutos de caminhada na esteira. O desempenho cognitivo dos alunos foi
significativamente melhor quando testados após o exercício físico, acompanhado
também por melhores medidas neurofisiológicas que refletem a capacidade de atenção.
Além
disso, os pesquisadores realizaram testes do conteúdo aprendido em sala de
aula, com foco em matemática, escrita e interpretação de texto. Os acertos
foram maiores após a prática de atividade física, especialmente no teste de
interpretação de texto. Um dos autores do estudo, Darla Castelli da
Universidade de Illinois, recomenda que estudantes do ensino fundamental
realizem pelo menos 150 minutos de atividade física durante a semana e 225 minutos
no caso de estudantes do ensino médio. A pesquisadora recomenda ainda que os professores
criem formas de integrar atividade física e conteúdo programático até mesmo dentro
da sala de aula. Vale ressaltar também outros benefícios que a Educação Física proporciona,
como equilíbrio psíquico e prevenção de doenças.
Por Jornalismo Portal
da Educação Física
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