ORGANIZAÇÃO DE COMPETIÇÕES
ESPORTIVAS – SISTEMAS DE DISPUTAS
Formas de Disputas de Competições
Esportivas, basicamente as formas mais utilizadas são as seguintes:
TORNEIOS: Sequência
de Jogos ou disputa poliesportiva ou não, em que se objetiva a classificação de
um ou mais concorrentes, sem que haja confronto direto e obrigatório entre os
participantes, geralmente realizados em curto espaço de tempo, podendo ou não
haver um Campeão Geral.
Vantagens: maior rapidez na realização
o que provavelmente influenciará nos custos do evento.
Desvantagens: pode provocar uma
injustiça nos resultados finais já que não tem o confronto direto entre todos
os concorrentes.
CAMPEONATOS: Sequência
de Jogos ou disputa de uma única modalidade, em que se objetiva a classificação
de um ou mais concorrentes, devendo haver confronto direto entre todos ou a
maioria dos participantes (divididos em grupos ou chaves) geralmente de longa
duração.
Vantagens: maior justiça na
classificação final, pois todos se enfrentarão durante o evento.
Desvantagens: pode provocar um maior
custo, pois a competição demandará mais tempo.
JOGOS: Sequência
de disputa POLIESPORTIVA, em que se objetiva a disputa e classificação em
diversas modalidades. Geralmente o objetivo dos jogos é possibilitar o envolvimento
de diversos praticantes em várias modalidades e ao seu final realizar uma
contagem geral de pontos, ou seja, uma classificação final a partir do
somatório dos resultados de diversas modalidades.
COPA ou TAÇA: Nome utilizado em competições
esportivas (Jogos, Torneio ou Campeonato) cujo troféu normalmente é uma Taça ou
Copa. Está nomenclatura também é utilizada para homenagens ou promover um patrocinador.
OLIMPÍADA: Originalmente
designa um período de tempo de 4 anos. É uma nomenclatura usualmente utilizada
para designar Jogos ou Torneios. O termo Olimpíada tem origem no movimento
Olímpico que foi revitalizado por iniciativa do Barão de Coubertin afim de
promover o esporte como ferramenta para união dos povos. Na antiguidade, este
evento era realizado na cidade grega de Olímpia.
GINCANA: Atividade
desportiva recreativa que conta com diversas estações criativas e ou objetivos
a serem atingidos. Utilizada por muitos profissionais da educação física como
atividade multidisciplinar, ou seja, atividades que envolvam atividade física,
recreação, esporte e conhecimentos específicos sobre determinado assunto.
DESAFIOS: Competições, normalmente individuais,
que tem os processos de escala como referência.
Atualmente
alguns eventos de diversas modalidades, individuais ou coletivas, se nomeiam
como desafios para promover algo, como a própria modalidade ou até mesmo
atletas e patrocinadores.
CONCLUSÃO:
Os diferentes tipos de
eventos esportivos, para além de cada definição, existem para diferentes
objetivos. Devem ser visualizados como diferentes opções. Dependendo do público
alvo, objetivos dos eventos, objetivos futuros e outros fatores.
SISTEMAS
DE DISPUTAS
Processo pelo qual os participantes se enfrentarão em uma
competição esportiva.
Existem inúmeros processos, que, geralmente, possuem o
objetivo de tornar regular, criterioso e o mais justo possível o
desenvolvimento das disputas. Independente do tempo e recursos, tudo depende
também da modalidade que será desenvolvida durante o evento esportivo. Algumas modalidades
não necessitam de muito espaço, enquanto outros ocupam um campo ou complexo
inteiro.
Existem diversos
sistemas ou processos de disputa de competições, atualmente os mais utilizados
são:
·
Eliminatórias: Simples /
Duplas / Repescagem.
·
Rodízios: Simples ou
Turno Duplos ou Turno e Returno.
·
Mistos: Utilização
de duas ou mais formas de disputa na
mesma competição. Em qualquer dos sistemas acima, os
participantes podem ser divididos em CHAVES ou GRUPOS, devendo ter igual número
de participantes ou o mais equilibrado possível.
ELIMINATÓRIAS
SIMPLES
Características:
• Neste sistema de disputa a equipe ou competidor
(concorrente) será eliminado quando sofrer a primeira derrota na competição.
• E para que isso aconteça de forma justa e equilibrada,
usamos as potências de 2 para construirmos as chaves.
Obs: Através
da potência de 2, nenhum concorrente fica sem confronto e a chave se torna
equilibrada.
Exemplo: (08) Participantes
• Em um módulo acontecerá o confronto entre dois
participantes da competição, onde apenas um passará para a próxima rodada.
• Na Eliminatória Simples o concorrente que for derrotado
estará eliminado da competição.
• Para melhor organizar esse sistema precisamos primeiro
saber o número de concorrentes.
• A partir desta informação podemos saber:
– Número de Jogos.
– Número de rodadas (ou fases).
– Número de isentos
• Quando o número de concorrentes não é uma potência de
2.
• Alguns concorrentes
não jogarão a 1ª fase para que a disputa da chave seja equilibrada a partir da
2ª fase.
• E por fim, organizar
a chave ou árvore do evento.
• Esta
segunda fórmula vale para o caso de o vencedor da chave dos vencedores seja
derrotado pelo campeão da chave dos perdedores na disputa final. Neste caso
teremos mais uma disputa extra para se chegar ao campeão, conhecida como finalíssima.
• Número de Jogos.
– Para descobrir o número de Jogos neste sistema,
utiliza-se a seguinte fórmula:
NÚMERO DE JOGOS =
NÚMERO DE CONCORRENTES – 1
• Número de Rodadas.
– O nº de fases é dado pelo expoente da potência
de 2 utilizada; com 8 concorrentes, temos 2 elevado à 3ª potência (2³),
ou seja, 3 fases (no caso, quartas de final, semifinal e final).
*Obs:
quando o número de concorrentes for igual ao resultado de uma potência de 2,
temos a chave completa, neste caso basta ter vagas para o número de
concorrentes que teremos a chave equilibrada.
– Quando o nº de concorrentes não for igual a uma
potência de 2, devemos considerar como número de rodadas o expoente da
potência de 2 maior do que número de concorrentes; com 10 concorrentes,
temos 2 elevado a 4ª (24 = 16) como a potência de 2 maior de 10,
assim teremos 4 rodadas.
*Obs:
será preciso organizar os confrontos de primeira rodada, de forma justa e
equilibrada. Também teremos que organizar os concorrentes que não participarão
da primeira rodada, os chamados isentos.
• Número de Isentos
– Muitas vezes, temos torneios onde o número de
concorrentes é diferente de uma potência de 2. Logo teremos que equilibrar a chave
da melhor maneira possível. Para isso, alguns concorrentes não disputarão a 1ª
rodada. Esse concorrente chamamos de isentos, ou “by”, ou ainda “cabeças de
chave”.
– Essa equipes serão determinadas por sorteio aleatório,
ou sorteio dirigido ou distribuição dirigida.
– Quando o nº de concorrentes é igual a uma potência de
2, não teremos concorrentes isentos, é a “chave perfeita” ou seja, totalmente
equilibrada.
– Para saber o nº de isentos, basta subtrair o nº de
participantes da potência de 2 imediatamente superior a ele; por exemplo, com
15 participantes, a potência imediatamente superior é 2 elevada à 4ª, que é 16;
portanto, isentamos apenas uma equipe (16-15=1).
Exemplo: 12
Participantes
VANTAGENS
A. Sistema
rápido e de fácil compreensão e montagem e bem popular.
B. Permite
a disputa de um grande número de concorrentes num curto espaço de tempo e
poucas instalações.
C. Bom sistema para chegar-se ao campeão.
DESVANTAGENS
A. Sistema injusto nas colocações finais,
exceto a de campeão.
B. Pode
prejudicar o índice técnico da competição, pois aparece o fator sorte na
combinação dos confrontos, e assim posso ter verdadeiras finais de
competição.na primeira rodada ou nos primeiros jogos
C. Não permite nenhuma chance extra aos
participantes.
ELIMINATÓRIAS
DUPLAS
Características:
• É o Processo que permite a todos os concorrentes
derrotados uma única vez, uma segunda chance na competição.
• O objetivo deste processo é classificar o campeão
através de dois Torneios distintos, a chave dos vencedores e a chave dos
perdedores.
• O Concorrente para ser eliminado da competição tem que
ser derrotado duas vezes, a primeira na chave dos vencedores
e a segunda na chave dos perdedores.
• Para descobrir o
número de jogos neste sistema, utiliza-se a seguinte fórmula:
Nº DE JOGOS = 2 X (Nº DE COMPETIDORES – 1) Ou Nº DE JOGOS = 2 X (Nº DE COMPETIDORES – 1) + 1
|
• Organiza-se um Torneio Eliminatório normal (chave
dos vencedores) e do outro lado com os derrotados uma única vez (chave
dos perdedores).
• A final é realizada entre o vencedor da chave dos
vencedores e o vencedor da chave dos perdedores, sendo que o concorrente da
chave dos vencedores precisa vencer apenas uma vez para sagrar-se campeão,
enquanto o vencedor da chave dos perdedores precisará vencer duas vezes para
sagrar-se campeão.
Exemplo: 08
Participantes
VANTAGENS
• Entre todos os processos eliminatórios é o
que mais faz justiça, proporcionando aos concorrentes derrotados uma única vez
uma segunda oportunidade para lutar pelo título da competição.
DESVANTAGENS
• Um maior número de jogos, logo, necessidade
de mais tempo, mais instalações, e provavelmente mais gastos.
• Sistema impopular e pouco usado além de
difícil elaboração.
Para saber
Mais...
O sistema
de disputa eliminatória simples é bem popular, por outro lado, ele frequentemente
é chamado por outros nomes, como “mata-mata” e possui diversas variações, como
“playoff”, repescagem, chave de consolação, mata-mata de ida e volta...
RODÍZIO SIMPLES
Características:
• É o processo que promove a disputa entre todos os
concorrentes em confronto direto.
• Todos concorrentes competem entre si uma vez.
• Normalmente se atribuem pontos aos resultados, para
vitória, empate ou derrota. Elaboração de Tabelas.
• O concorrente que somar o maior número de pontos é o
campeão, respeitando critérios de desempate previstos pelo regulamento.
• O concorrente que se encontra à esquerda da tabela tem
o mando de jogo; a outra é o visitante.
• A fórmula para conhecer o número de jogos
é:
Nº
JOGOS = Nº CONCORRENTES x (Nº CONCORRENTES – 1)
2
|
EXEMPLO: NÚMERO PAR DE CONCORRENTES
• Relacionam-se os concorrentes em duas colunas verticais
um ao lado do outro.
• Define-se o concorrente que encabeça a coluna da
esquerda como fixo.
• Faz-se uma rotação de todos os concorrentes, exceto o
fixo, no sentido anti-horário.
• A rotação termina quando todos os concorrentes tiverem
jogado entre si.
• O número de rodadas é sempre igual ao número de
concorrentes menos um (nr = nc – 1).
Exemplo: 08 Concorrentes
Nº de Jogos: 28/ Nº de
Rodadas: 07/ Nº de Jogos por Rodada: 04
EXEMPLO: NÚMERO IMPAR DE CONCORRENTES
• Relacionam-se os concorrentes em duas colunas verticais
um ao lado do outro.
• Coloca-se um concorrente centralizado acima das duas
colunas, ele é o isento da rodada.
• Faz-se uma rotação de todos os concorrentes.
• A cada rodada um concorrente estará isento e ficará
centralizado acima das colunas.
• A rotação termina quando todos os concorrentes tiverem
jogado entre si.
• O número de rodadas é sempre igual ao número de
concorrentes (nr = nc).
Exemplo: 07 Concorrentes
· Nº de
Jogos: 21/ Nº de Rodadas: 07/ Nº de Jogos por Rodada: 03
VANTAGENS
• Sistema justo, pois permite o confronto
entre todos os concorrentes,
fazendo da
classificação final uma expressão bem realista do nível dos competidores.
• Possibilita a organização de parciais e
recordes, para controle técnico.
• Fácil compreensão por parte dos
concorrentes.
DESVANTAGENS
• Aumento do número de
confrontos, necessidade de mais tempo, mais infra-estrutura, provavelmente mais
recursos financeiros.
• Requer bom
conhecimento na confecção e preenchimento das tabelas e quadros de resumo
técnico.
• Pode revelar o campeão com algumas rodadas de
antecedência.
CONCLUSÃO
Os Sistemas de Rodízio são considerados mais justos, pois
proporcionam o confronto de todos os concorrentes entre si.
Porém requer que o organizador pense se ele realmente é
viável, tanto pelo desgaste dos concorrentes, tanto pelos recursos e espaços
disponíveis.
RODÍZIO DUPLO
Características:
• É o rodízio simples, acrescido de uma repetição dos
confrontos com a inversão do mando de jogo no returno, popularmente conhecido
como “turno e returno”.
• Todos concorrentes competem entre si duas vezes. (uma
vez recebendo o adversário e outra vez visitando este mesmo adversário).
• O concorrente que se encontra à esquerda da tabela tem
o mando de jogo; a outra é o visitante.
·
A rotação termina quando todos os
concorrentes tiverem jogado entre si. Depois apenas
invertemos a ordem dos mandantes dos Jogos.
VANTAGENS
• Sistema bastante justo, pois permite o confronto entre
todos os concorrentes, fazendo da classificação final uma expressão bem
realista do nível dos concorrentes.
• Possibilita a organização de parciais e recordes, para
controle técnico.
• Fácil
compreensão por parte dos concorrentes.
Em resumo...
DESVANTAGENS
• Aumento do número de jogos (mais jogos entre todos os
sistemas), necessidade de mais tempo, mais infra-estrutura, provavelmente mais
recursos financeiros.
• Requer bom conhecimento na confecção e preenchimento
das tabelas e quadros de resumo técnico.
• Pode revelar o campeão com algumas rodadas de
antecedência.
CONCLUSÃO
O sistema de Disputa Rodízio Duplo é o mais justos dos
sistemas, pois permite o confronto de todos os concorrentes duas vezes entre
si, inibindo o fator “casa”, por exemplo.
Porém, é
preciso tempo e recursos para que este tipo de sistema seja utilizado.
SISTEMAS MISTOS OU
COMBINADOS
Para um maior critério, o organizador de eventos pode
utilizar da combinação de sistemas de disputa em eventos esportivos.
Isso, basicamente pode economizar tempo e recursos, além
de possibilitar mais critério na escolha dos melhores concorrentes. Como
exemplo temos a Copa do Mundo de Futebol.
Os diferentes tipos de sistemas de disputa, para além de
cada definição e característica, existem para diferentes objetivos.
Devem ser visualizados como diferentes opções. Dependendo
do público alvo, objetivos dos eventos, objetivos futuros e outros fatores.
Sua combinação pode ser uma opção interessante, visto que
um bom organizador de eventos visualizará possibilidades em sistemas de Disputas
Mistos ou Combinados.
Obrigado pela publicação deste artigo! Bastante conciso e informativo.
ResponderExcluirObrigado pela publicação deste artigo! Bastante conciso e informativo.
ResponderExcluirperfeito o artigo
ResponderExcluirParabéns, professor. Didático e de fácil compreensão. Obrigado.
ResponderExcluirde alta qualidade muito bom
ResponderExcluirótimo me ajudou muito
ResponderExcluirmelhor site do mundo
recomendo para todos
Bom material para pesquisa.
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