ENSINO
FUNDAMENTAL:
Espera-se
que ao final do ensino fundamental os alunos sejam capazes de:
• Participar
de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com
os outros, reconhecendo e respeitando características físicas e de desempenho
de si próprio e dos outros, sem discriminar por características pessoais,
físicas, sexuais ou sociais;
• Adotar
atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e
esportivas, repudiando qualquer espécie de violência;
• Conhecer,
valorizar, respeitar e desfrutar da pluralidade de manifestações de cultura
corporal do Brasil e do mundo, percebendo-as como recurso valioso para a
integração entre pessoas e entre diferentes grupos sociais;
• Reconhecer-se
como elemento integrante do ambiente, adotando hábitos saudáveis de higiene,
alimentação e atividades corporais, relacionando-os com os efeitos sobre a
própria saúde e de recuperação, manutenção e melhoria da saúde coletiva;
• Solucionar
problemas de ordem corporal em diferentes contextos, regulando e dosando o
esforço em um nível compatível com as possibilidades, considerando que o
aperfeiçoamento e o desenvolvimento das competências corporais decorrem de
perseverança e regularidade e devem ocorrer de modo saudável e equilibrado;
• Reconhecer
condições de trabalho que comprometam os processos de crescimento e
desenvolvimento, não as aceitando para si nem para os outros, reivindicando
condições de vida dignas;
• Conhecer
a diversidade de padrões de saúde, beleza e estética corporal que existem nos
diferentes grupos sociais, compreendendo sua inserção dentro da cultura em que
são produzidos, analisando criticamente os padrões divulgados pela mídia e
evitando o consumismo e o preconceito;
• Conhecer,
organizar e interferir no espaço de forma autônoma, bem como reivindicar locais
adequados para promover atividades corporais de lazer, reconhecendo-as como uma
necessidade básica do ser humano e um direito do cidadão.
ENSINO MÉDIO:
Espera-se que no decorrer do Ensino Médios os alunos sejam capazes
de:
· Compreender o funcionamento do organismo
humano, de forma a reconhecer e a modificar as atividades corporais,
valorizando-as como recurso para melhoria de suas aptidões físicas;
· Desenvolver as noções conceituais de
esforços, intensidade e frequência, aplicando-as em suas práticas corporais;
· Refletir sobre as informações
específicas da cultura corporal, sendo capaz de discerni-las e reinterpretá-las
em bases científicas, adotando uma postura autônoma na seleção de atividades e
procedimentos para a manutenção ou aquisição da saúde;
· Assumir uma postura ativa, na prática
das atividades físicas, e consciente da importância delas na vida do cidadão.
Fonte: Parâmetros Curriculares Nacionais
de Educação Física – 1997 e 2.000.
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