domingo, 19 de agosto de 2012

CONHECENDO A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA


O papel da Educação Física na Educação Básica passou nas últimas décadas por grandes mudanças. Inicialmente eram valorizadas a aptidão física e a mera prática. Essa concepção foi validada pelo decreto lei no 69.450, de 1971, que atribuía à Educação Física a tarefa de desenvolver a aptidão física dos alunos. Uma mudança mais radical desse papel da Educação Física aconteceu somente com mais uma alteração na legislação, dessa vez com a nova LDB, Lei no 9.394/96, e em consequência da formulação dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais, 2001) para todas as disciplinas escolares, inclusive a Educação Física. Essas mudanças aconteceram nos finais da década de 90. Os PCNs de Educação Física, embora bastante questionados pelos profissionais da área, pertencentes a um grupo chamado de pensamento renovador em Educação Física, surgido nos finais da década de 80, trouxeram uma série de mudanças tanto em conteúdos como nas metodologias de ensino. Com isso começa a valorização da Educação Física como componente curricular, objetivando não mais apenas a aptidão física dos alunos, mas principalmente oferecer-lhes oportunidades de experimentar, conhecer e apreciar diferentes formas das práticas da cultura do movimento.
É necessário acrescentar que especialmente a partir da década de 70 o esporte passa a ser fator determinante das aulas de Educação Física. A formação profissional, já desde a década de 60, é fortemente marcada pela presença do esporte. Professores eram formados para serem essencialmente técnicos esportivos, e a clientela dessa formação profissional era majoritariamente composta por ex ou ainda atletas.
Assim, pode-se dizer que aconteceram nessa trajetória histórica dois períodos bem distintos na valorização e entendimento sobre conteúdos e metodologias em Educação Física. Um desses períodos pode ser identificado como da evidência e inquestionabilidade, em que o esporte, como já dito, era fator determinante. A tarefa do profissional da Educação Física era ensinar os esportes e, se possível, treinar alunos(as) para as modalidades esportivas, formando equipes e atletas para as disputas em nível escolar ou extra escolar.
O profissional formado para essa finalidade não via a necessidade de questionar essa sua tarefa profissional e muito menos o esporte. Tudo era muito evidente e inquestionável. O outro período, que começa com a década de 80, pode ser identificado como da crítica. A saída da ditadura militar nessa década permitiu a formulação de novas ideias e especialmente questionar ideias antigas. A Educação e a Educação Física participaram ativamente desse processo. Ficou instalado, assim, o que alguns teóricos da área vieram a chamar de a “crise da Educação Física brasileira”. Saliente-se que não apenas a Educação Física escolar foi alvo de crítica e de “crise”, mas toda a área.

FONTE: CURSO DE PEDAGOGIA-EaD-UFPR – Módulo: Conteúdo, Metodologia e Avaliação do Ensino de Educação Física. Elenor Kunz & Palmira Sevegnani – 2011.

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